Uma das novidades na terceira edição da INOVA MINAS FAPEMIG que acontece nos dias 15, 16 e 17 de setembro no Circuito Liberdade será a “Tenda Maker”. Trata-se de um espaço de aprendizado ao alcance de todos os perfis e habilidades. Uma oportunidade para a sensibilização e iniciação de crianças, jovens e adultos no universo do “faça você mesmo”, por meio da participação em oficinas maker, com conteúdos diversos da fabricação digital.

Para quem não sabe, o movimento maker iniciou-se nos Estados Unidos e tem como premissa a ideia de que todos podem “colocar a mão na massa” e realizarem os próprios projetos. Ou seja, pessoas comuns podem criar, consertar, fabricar diversos tipos de objetos por conta própria. Foi a partir dessa cultura que surgiu os laboratórios abertos, comuns hoje no Brasil, principalmente em universidades e instituições de apoio a inovação e pesquisa.

As inscrições para cada oficina poderão ser feitas no próprio local do evento com 30 minutos de antecedência de cada atividade. Abaixo, confira toda a programação da Tenda Maker. A INOVA MINAS é um evento realizados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), com apoio do Sistema Mineiro de Inovação (Simi) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes)

 

SEXTA- FEIRA, 15 DE SETEMBRO.

10:00 às 12:00 – Oficina de Introdução à impressão 3D/ Protótipo do Foguete. (Laboratório Aberto SENAI MG) Exposição do conceito e técnicas da Impressão 3D na atualidade e confecção de um protótipo de foguete. Público-alvo: Público em geral. (20 vagas)

11:00 – 13:00 (Lab Truck) – Oficina de Stencil (Laboratório Aberto SENAI MG) Criação de estampa/arte, corte em Plotter de recorte e estampagem de camiseta. Público-Alvo: Público em geral (15 vagas)

14:00- 16:00 (Lab Truck) – Oficina de Stencil (Laboratório Aberto SENAI MG) Criação de estampa/arte, corte em Plotter de recorte e estampagem de camiseta. Público-Alvo: Público em geral (15 vagas)

15:00 às 17:00 – Prazer, Impressão 3D! (LAB UEMG) Apresentar a impressão 3D de forma simples e realista, apresentar as possibilidades que essa forma de produção oferece. Público: Iniciantes interessados nas tecnologias de prototipagem. (30 vagas)

SÁBADO, 16 DE SETEMBRO.

10:00 às 12:00 – Luminária ao Corte a Laser (LAB UEMG) Oferece a oportunidade ao público de montar sua própria luminária com elementos simples cortados na máquina de corte a Laser. Público: Adultos iniciantes e interessados nas tecnologias de prototipagem com disposição para colocar a mão na massa. (20 vagas)

11:00 às 13:00 (Lab Truck) – Minha própria Luminária – infantil (LAB UEMG) Oferece às crianças o momento especial de montar sua própria luminária enquanto os pais estão na oficina de Luminária ao Corte a Laser. Público: Crianças de 5 a 12 anos (10 vagas)

13:00 – 17:00 – Oficina Liga da robótica para crianças (AVEC) Iniciação à programação e robótica para crianças e jovens. As ferramentas utilizadas são o programa Scratch e kits Lego We Do. Público alvo: crianças e jovens de 9 a 13 anos Dinâmica de vagas: As oficinas serão oferecidas em fluxo contínuo, com os participantes organizados em duplas. Poderão ser formada até 06 duplas simultaneamente.

14:00- 17:00 (Lab Truck) – Oficina de montagem de brinquedos antigos (FAZ @ludosiabrinquedos) Recriação e montagem de brinquedos antigos realizados com peças executadas em corte a laser. Público-alvo: Famílias e crianças. Dinâmica de vagas: oficina contínua com montagem (30 minutos) e tempo para os participantes brincarem. (10-15 Minutos).

DOMINGO, 17 DE SETEMBRO.

10:00 às 12:00 – Oficina de forminhas de gelo personalizadas. (FAZ) Criação e montagem de forminhas de gelo personalizadas, por meio de massa de modelar e formadora à vácuo. Público-alvo: Crianças. (duração de 10 a 20 minutos). Dinâmica de vagas: Fluxo contínuo.

11:00 às 13:00 (Lab Truck) – Oficina A cadeira espinha de peixe (LAB UEMG) Uma oportunidade ao público para montar uma cadeira no estilo Fish bone com elementos simples cortados na máquina de corte a Laser. Público: Adultos iniciantes e interessados nas tecnologias de prototipagem com disposição para colocar a mão na massa. (20 vagas)

14:00- 16:00 (Lab Truck) – Oficina de montagem de brinquedos antigos (FAZ @ludosiabrinquedos) Recriação e montagem de brinquedos antigos realizados com peças executadas em corte a laser. Público-alvo: Famílias e crianças. Dinâmica: oficina contínua com montagem (30 minutos) e tempo para os participantes brincarem. (10-15 Minutos).

15:00 às 17:00 – Oficina de forminhas de gelo personalizadas. (FAZ) Criação e montagem de forminhas de gelo personalizadas, por meio de massa de modelar e formadora à vácuo. Público-alvo: Crianças. (duração de 10 a 20 minutos).