Análise econômica da aplicação da telessaúde na triagem da retinografia diabética, desenvolvimento de um simulador para treinamento de cadeirantes em ambiente virtual, elaboração de kit diagnóstico diferencial para a doença de Chagas e Leishmaniose e sistema de irrigação que economiza água, energia elétrica e que aumenta a produtividade das lavouras. Essas e muitas outras pesquisas serão apresentadas ao público na 3ª edição da mostra Inova Minas FAPEMIG.

Os 40 projetos foram escolhidos entre 140 inscritos e representam o que é produzido nas universidades e centros de pesquisa do Estado. As pesquisas são das mais variadas áreas do conhecimento, como ciências agrárias, biológicas, saúde, exatas e da terra, humanas, sociais aplicadas, engenharia, entre outras. Além de conhecer os trabalhos, quem passar pela Praça da Liberdade nos dias 15, 16 e 17 de setembro também poderá conversar com as equipes e saber mais sobre os trabalhos.

Confira a lista completa de projetos que serão apresentados aqui.

Seleção

Ao todo, foram recebidos 140 pitches (vídeos curtos) de projetos desenvolvidos por instituições de todo o Estado. Os trabalhos foram avaliados por uma equipe técnica, que observou critérios como a relevância dos resultados da pesquisa, criatividade na apresentação e a capacidade do pesquisador de explicar o projeto para o público leigo.

A Mostra vai acontecer simultaneamente em cinco espaços que fazem parte do Circuito Liberdade: Memorial Minas Vale, MM Gerdau, Espaço do Conhecimento UFMG e Hub Minas Digital. A Alameda da Educação, rua em frente a esses espaços, também será ocupada por caminhões de ciência e competições. Em breve, a programação completa com o horário de todas as atrações estará disponível.

Confira as atrações já confirmadas:

•Mostra de Resultados – Cerca de 40 equipes de pesquisadores, de diferentes universidades e centros de pesquisa de Minas Gerais, estarão neste espaço apresentando os resultados de suas pesquisas à população, explicando seus projetos e dialogando com o público.

•Exposição de projetos das Redes de Pesquisa de Minas Gerais e dos Institutos Nacionais de C&T

•Caminhões da Ciência: Museu Itinerante Ponto UFMG; Projeto Ciência Móvel (EPAMIG); Espaço Maker (SENAI). Os caminhões estarão distribuídos pela Alameda da Educação, mostrando seus experimentos, brinquedos interativos, resultados de pesquisas e produtos, permitindo à população o acesso a pesquisadores que poderão tirar dúvidas e atendê-los neste espaço.

Sobre a mostra:

  • Dias: 15,16 e 17 de setembro de 2017.
  • Local: Circuito Cultural da Praça da Liberdade.