Cerca de 140 projetos, de mais de 40 instituições públicas e privadas de Minas Gerais, foram enviados para a seleção da mostra Inova Minas FAPEMIG 2017. As inscrições foram encerradas no último dia 2 e o primeiro balanço mostra projetos em áreas variadas: ciências agrárias, biológicas, saúde, exatas e da terra, humanas, sociais aplicadas, engenharia, entre outras. Do total de vídeos inscritos, 92% são de pesquisadores que não participaram das últimas duas mostras.

O próximo passo será a escolha das 40 pesquisas que irão para a Inova Minas. A seleção será realizada por uma comissão julgadora formada pela equipe técnica da FAPEMIG. Serão considerados critérios como a capacidade para criar soluções e gerar renda, riquezas e empregos novos e tradicionais, no contexto da nova economia. O resultado projetos escolhidos sairá no final de julho e será publicado no site da FAPEMIG.

Para o presidente da Fundação, Evaldo Vilela, este evento é um dos trabalhos mais gratificantes feitos pela Fundação e uma oportunidade para que a população tenha acesso aos conhecimentos desenvolvidos nas universidades e centros de pesquisa “A Inova Minas permite que o conhecimento produzido na academia seja mostrado para o cidadão. É a oportunidade que as pessoas têm de ver como o dinheiro público aplicado em ciência e tecnologia retorna para mudar o dia a dia delas”, destaca.

Sobre a mostra:

  • Dias: 15,16 e 17 de setembro de 2017.
  • Local: circuito cultural da Praça da Liberdade.