A Inova Minas FAPEMIG 2017 tem atrações de diversas áreas do conhecimento, que serão apresentadas por equipes de instituições de todo o estado. Entre os projetos que foram selecionados para a Mostra, estão cinco projetos da área de Ciências Exatas e da Terra.

Os projetos são da UFMG, do Instituto Federal Sudeste, da UFU, da UFV e da Unifei. Um dos trabalhos vai apresentar um protótipo de um Sistema Automático de Medidas de Evaporação de Baixo Custo, que consiste na combinação do uso de um tanque de evaporação Classe A com um sensor de pressão de alta precisão, fornecendo diretamente a medida de evaporação.

O sistema está sendo desenvolvido pela Unifei e os principais beneficiados com a ideia serão agricultores que demandam por medidas de evaporação para maior eficiência da irrigação automática, pesquisadores de recursos hídricos, entre outros usuários, como explica o coordenador do projeto, Arcilan Trevenzoli Assireu. “A falta de formas automáticas e de baixo custo para medidas de evaporação somado ao crescente interesse por estas medidas, devido a crescente necessidade de utilização mais eficiente da água, nos motivou a desenvolver o sistema”, explica Arcilan.

O pesquisador espera que o protótipo possa se converter em produto em breve e acredita que participar da Inova Minas uma ótima oportunidade para interagir com a comunidade. “Afinal, é a sociedade quem paga por estas pesquisas. Nós vemos este evento como uma oportunidade de divulgação da ciência para mostrar às pessoas e, especialmente aos jovens, que serão os cientistas de amanhã, que ciência também serve para tornar o dia-a-dia mais fácil, prazeroso e interessante”, acredita.

Confira as atrações já confirmadas:

•Mostra de Resultados – Cerca de 40 equipes de pesquisadores, de diferentes universidades e centros de pesquisa de Minas Gerais, estarão neste espaço apresentando os resultados de suas pesquisas à população, explicando seus projetos e dialogando com o público.

•Exposição de projetos das Redes de Pesquisa de Minas Gerais e dos Institutos Nacionais de C&T

•Caminhões da Ciência: Museu Itinerante Ponto UFMG; Projeto Ciência Móvel (EPAMIG); Espaço Maker (SENAI). Os caminhões estarão distribuídos pela Alameda da Educação, mostrando seus experimentos, brinquedos interativos, resultados de pesquisas e produtos, permitindo à população o acesso a pesquisadores que poderão tirar dúvidas e atendê-los neste espaço.

Sobre a mostra

• Dias: 15,16 e 17 de setembro de 2017.

• Local: Circuito Cultural Praça da Liberdade. Programação e mais informações: www.inovaminas.fapemig.br

 Outras informações podem ser obtidas com a Central de Informações da FAPEMIG pelo e-mail dci@fapemig.br