A Mostra Inova Minas FAPEMIG é um evento que busca divulgar, junto à sociedade, o esforço realizado pelas universidades, centros de pesquisa e empresas para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado de Minas Gerais. Para isso, são apresentados projetos de pesquisa que contribuem para solucionar problemas do cotidiano. Esses projetos são escolhidos com base nos resultados gerados e em sua capacidade de criar soluções e gerar renda e riquezas, empregos novos e tradicionais, no contexto da nova economia.

A seleção dos trabalhos expostos acontece por meio do envio de um pitch – vídeo de curta duração (no máximo três minutos), que pode ser feito por celular ou câmera comum, no qual o pesquisador apresenta seu tema de estudo, impactos e resultados. A pesquisa deve ter recebido qualquer tipo de apoio da FAPEMIG, seja direto (por meio de editais ou chamadas de fomento) ou indireto (por meio de ações e projetos mantidos pela Fundação).

A primeira edição do evento aconteceu em 2015 e reuniu 1500 pessoas o Palácio das Artes. Em 2016, a Mostra aconteceu na Praça da Liberdade, durante três dias, e mobilizou mais de 15 mil pessoas.